O café orgânico é o grão resultante de um meio de produção específico, que visa valorizar uma cadeia mais natural, com menos produtos industrializados. Este ciclo produtivo converge com a busca cada ver maior com produtos menos nocivos para a saúde. Não apenas no café, mas em quase todos os ingredientes a busca pelo “orgânico” é cada vez mais atual.
Globalmente falando, o padrão produtivo do café orgânico é aquele determinado pelo USDA nos EUA. Trata-se de um processo de certificação de fazendas orgânicas, onde a cadeia do produto orgânico não pode cruzar-se com a cadeia de produtos não orgânicos.
É necessário, no entanto, ter em mente que café orgânico não significa café de melhor qualidade (no que diz respeito a aroma e nutrição), nem produto livre de pesticida. Em rigor, orgânico significa “não sintetizado”, e é isso que será recebido no produto.
No que diz respeito ao pesticida, muitas pessoas pensam que o café orgânico é aquele que não leva o veneno. Isso não é verdade. A prática é que o orgânico utiliza apenas pesticidas baseados em produtos naturais. Eles podem ser tão tóxicos quanto os sintéticos, apenas não passam pelo processamento industrial.
top of page
R$ 33,00Preço
bottom of page